Apresentação

Lua Nova é editada pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e foi fundada em 1984 como uma revista de debate e de intervenção nas grandes questões que mobilizavam a sociedade na época. A partir de 1988, com o número 15, ganhou seu formato atual, com números centrados em núcleos temáticos e com artigos avulsos, voltados para a reflexão de longo alcance, tanto na análise empírica quanto nos fundamentos teóricos, sobre questões relativas a três campos básicos: a democracia, a cidadania e os direitos. Atualmente é publicação de primeira linha no campo acadêmico, com altas avaliações nos órgãos de fomento à pesquisa e com indexação nacional e internacional. Na última classificação do Qualis Periódicos (quadriênio 2013/2016) Lua Nova está relacionada em sua forma impressa de publicação como A1 nas áreas de Direito e Sociologia; A2 nas áreas de Antropologia/Arqueologia, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciência Política e Relações Internacionais, Filosofia, História, Interdisciplinar, Linguística e Literatura; B1 na área de Artes; B2 nas áreas de Ciência Ambientais, Economia, Saúde Coletiva. 

Em sua versão online, a Lua Nova está relacionada na última classificação do Qualis Periódicos (quadriênio 2013/2016) como A1 nas áreas de Direito e Sociologia; A2 nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Interdisciplinar; B2 nas áreas de Ciências Ambientais e Saúde Coletiva.

Lua Nova é publicada quadrimestralmente.

Lua Nova dedica-se a fomentar a reflexão que ofereça fundamentos ao debate em profundidade de questões substantivas da atualidade, com ênfase na análise de políticas públicas buscando nelas o que têm de público e do panorama internacional com ênfase na posição brasileira. Dedica também especial atenção à reflexão teórica nacional e internacional (na qual publica textos dos principais autores). Orienta-se também de modo sistemático para a publicação de trabalhos de autores jovens ou iniciantes.

Tem por objetivo fazer a alta reflexão de temas políticos e culturais, contribuindo assim para elevar o nível intelectual do debate público. Em suas páginas, o leitosr encontrará elaboradas incursões nos campos da teoria política (clássica e contemporânea), da teoria social, da análise instituicional e da crítica cultural, além de discussões dos assuntos candentes de nosso tempo. Entre seus colaboradores típicos estão intelectuais, docentes e pesquisadores das diversas áreas das ciências humanas, não ncessariamente vinculados a instituições acadêmicas.

Os artigos publicados em Lua Nova estão indexados no Brasil no Data Índice; na América Latina no Clase - Citas Latinoamericnas e n Ciencias Sociales y Humanidades, no International Political Science Abstracts e na Redalyc - Red de Revistas Científicasde América Latina y el Caribe, España y Portugal. A versão eletrônica da revista está disponível na ScieLo e no portal da Capes.

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A Lua Nova: Revista de Cultura e Política adotou até Ago/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de Set/2015 a licença em uso é do tipo BY.

A abreviatura de seu título é Lua Nova, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

A Lua Nova tem acesso gratuito

Apoio Institucional

Imagem de Parceiros do Rodapé

Apoiadores Individuais

Andrei Koerner

Bernardo Ricupero

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Maria Rita Loureiro

Raquel Kritsch

Ricardo Sennes

 

@ 2020 Cedec - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Todos os direitos reservados