Pesquisas

CONTROLADORIA E CONTROLES INTERNOS: estudo sobre a coordenação do sistema de controle interno no governo do Estado de São Paulo

Palavra Chave

Controles Internos – Controladoria – Burocracia – Corrupção – Estado de São Paulo

Instituições Financiadoras

CNPq (Edital Universal 014/2008, Processo 479626/2008-1)

Período de Vigência

19/01/2009-18/01/2011

Resumo

O objetivo geral do projeto é estudar a estrutura e o funcionamento do sistema de controle interno do Governo do Estado de São Paulo com a finalidade de analisar a possibilidade de criação de uma controladoria (nos moldes definidos pela literatura recente) que unifique os diversos órgãos que atualmente executam essa tarefas O estudo será desenvolvido através de pesquisa nas diferentes unidades administrativas e de assessoria que fazem parte do sistema de controle interno do Governo do Estado de São Paulo, situadas na Secretaria da Casa Civil e na Secretaria da Fazenda. Os objetivos específicos são: a) analisar o atual modelo de controle interno do Estado; b) avaliar o processamento e a coordenação das atividades no sistema, o que implica, basicamente, estudar a inter-operabilidade entre os sistemas de informação e a coordenação nas atividades de captação de dados e criação de informação, conhecimento e inteligência para o controle interno; e c) identificar os fatores de natureza política, administrativa, legal e tecnológica que dificultariam ou favoreceriam o sucesso da iniciativa proposta.
Relatórios de pesquisa: 

SANCHEZ, Oscar Adolfo. Controladoria e controles internos: Estudo sobre a coordenação do sistema de controle interno no Governo do Estado de São Paulo. São Paulo: Cedec, mar. 2011, 96p. (Relatório final)(D)

 

@ 2017 Cedec - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Todos os direitos reservados