Pesquisas

OBSERVATÓRIO POLÍTICO DOS ESTADOS UNIDOS (OPEU)

Palavra Chave

Estados Unidos – Política Externa dos EUA – Economia – Segurança – Energia – Política – Congresso dos EUA

Equipe

Camilla Monteiro Araújo (01/09/2010-28/02/2011), Carla de Lello Lorenzi (a partir de 01/09/2010), Fernanda Fagundes Perrin (a partir de 01/09/2010), Lívia Prado Martins (01/09/2010-31/01/2011), Pedro Labriola (a partir de 01/09/2010), Rebecca Esther Alves

Instituições Financiadoras

CNPq e FAPESP

Período de Vigência

10/2010-.....

Resumo

O Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) é um portal de acesso eletrônico (www.opeu.org.br) voltado para o acompanhamento de formulação de políticas dos Estados Unidos. Desenvolvido a partir de iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estudos Unidos (INCT-Ineu), visa catalogar, armazenar, analisar e difundir temas de política doméstica e externa dos Estados Unidos. O OPEU pretende criar um banco de dados referente aos Estados Unidos e boletins periódicos sobre fatos relevantes a partir de coleta e processamento da informação. O trabalho é realizado por pesquisadores acadêmicos através do acompanhamento sistemático de eventos em diversos canais de informação, institutos de análises políticas, e nas esferas governamentais. Para estender o alcance de suas atividades, o OPEU recebe contribuições de especialistas sob a forma de textos analíticos publicados eletronicamente. Por meio deste instrumento de observação, é esperado que o conhecimento especializado sobre esse país possa ser difundido amplamente em diversos setores da sociedade brasileira.

O Observatório vem divulgando dois tipos de publicações, acessíveis em sua página: os Informes OPEU e osEstudos e Análises de Conjuntura. Os “Informes” contêm resumos dos principais fatos de política doméstica e internacional dos Estados Unidos e são publicados a cada 15 dias. Os “Estudos e Análises” são publicações elaboradas por convidados do OPEU, sem periodicidade definida, sobre temas relevantes da política doméstica e internacional daquele país.

Trabalhos Produzidos

KEYSSAR, Alexander. “The balancing act of Barack Obama”. Estudos e Análises de Conjuntura, nº 3, jan. 2011 (Disponível em http://www.opeu.org.br/EstudoEAnalise.aspx)

SPECK, Bruno Wilhelm. “O financiamento dos partidos e campanhas eleitorais nos Estados Unidos: uma aproximação descritiva”. Estudos e Análises de Conjuntura, nº 2, nov. 2010 (Disponível emhttp://www.opeu.org.br/EstudoEAnalise.aspx)

VELASCO E CRUZ, Sebastião C. “Os EUA e a crise do multilateralismo: nota sobre o caso da OMC”. Estudos e Análises de Conjuntura, nº 4, jul. 2011 (Disponível em http://www.opeu.org.br/EstudoEAnalise.aspx)

VELASCO E CRUZ, Sebastião C. “Um novo curso? As escolhas de Obama e a política mundial”. Estudos e Análises de Conjuntura, nº 1, nov. 2010 (Disponível em http://www.opeu.org.br/EstudoEAnalise.aspx)

@ 2017 Cedec - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Todos os direitos reservados