Pesquisas

AS INFLUÊNCIAS DAS INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Palavra Chave

Organizações Internacionais – OMC – ALCA – FMI – BID – BIRD – Mercosul – Governos Subnacionais – Estado de São Paulo

Equipe

Maíra Junqueira Neves (bolsista)

Instituições Financiadoras

FAPESP (Processo 99/10637-7)

Período de Vigência

12/1999-11/2000

Resumo

O objetivo do projeto é analisar como o Estado de São de Paulo reage frente aos impactos provenientes do meio internacional e do Mercosul. Para isso, são estudados: 1) os impactos que as agendas dos órgãos e das instituições internacionais exercem sobre as decisões no âmbito sub-regional; 2) o papel que a Organização Mundial do Comércio (OMC), as negociações para a criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e as negociações para uma futura área de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia exercem nas ações dos governos subnacionais; e 3) as agendas do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BIRD). (Pesquisa vinculada ao projeto temático “Gestão pública estratégica de governos subnacionais frente aos processos de inserção internacional e integração latino-americana”, realizado em parceria entre Fundap, PUC-SP e Cedec).
Relatórios de pesquisa: 

NEVES, Maíra Junqueira. As influências das instituições e organizações internacionais no Estado de São Paulo. São Paulo, maio 2000, 50p. (1º Relatório científico) (D)

 

NEVES, Maíra Junqueira. As influências das instituições e organizações internacionais no Estado de São Paulo. São Paulo, nov. 2000, 131p. (Relatório final) (D)

 

@ 2018 Cedec - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Todos os direitos reservados