Pesquisas

A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NAS AMÉRICAS: as perspectivas da integração Mercosul-Nafta

Palavra Chave

Mercosul – NAFTA – Integração Regional – Política Exterior – Indústria Automobilística – Globalização

Equipe

Bernardo Ricupero, João Paulo Cândia Veiga, Karina Lilia Pasquariello Mariano (pesquisadores); Carlos Alberto Michelin, Laércio José dos Santos, Pedro Augusto Kuhn Scavone, Rosângela Augusta da Silva, Vanderlei Souza Carvalho (bolsistas)

Instituições Financiadoras

1) CNPq - Projeto Integrado (Processo 52.3814/95-0(NV); 2) FAPESP (Processo 96/8512-3)

Período de Vigência

1) 03/1996-07/1997; 2) 03/1997-04/1999

Resumo

O objetivo da pesquisa é discutir as perspectivas da integração da indústria automobilística nas Américas à luz da globalização por que passa o setor, impulsionada pelas estratégias das montadoras norte-americanas, europeias e japonesas no Mercosul. A questão central é delinear quais as vantagens e as dificuldades para a indústria automotiva do Mercosul, a partir do momento em que o processo de integração com o NAFTA passa a orientar as expectativas de governos e empresas transnacionais. A hipótese do estudo é a de que a perspectiva da integração hemisférica, a ser confirmada com o processo de aproximação política e econômica entre o Mercosul e o NAFTA, exerce impacto decisivo sobre o processo de modernização/reestruturação por que passa a indústria automobilística tanto no Brasil quanto na Argentina, acrescentando novos elementos às estratégias das grandes montadoras na região. Para alcançar o objetivo proposto e testar a hipótese em questão, aplicou-se um survey em todas as montadoras com sede no Brasil, na Argentina, no Uruguai (mesmo aquelas com presença em mais de um país), nos Estados Unidos, no Canadá e no México; várias entrevistas foram realizadas com seus representantes. No caso das empresas com sede na América do Norte, o survey foi aplicado às associações das montadoras japonesas (Jama), norte-americanas (Aama) e europeias (Acea), todas com representação em Washington. Além disso, foram feitas entrevistas com representantes dos governos e dos sindicatos.
Relatórios de pesquisa: 

VIGEVANI, Tullo (coord.). A indústria automobilística nas Américas: as perspectivas da integração Mercosul-NAFTA. São Paulo: Cedec, fev. 1997, 159p. (Relatório parcial para o CNPq) (D)

 

VIGEVANI, Tullo (coord.). A indústria automobilística nas Américas: as perspectivas da integração Mercosul-NAFTA. São Paulo: Cedec, jul. 1997, 243p. (Relatório final para o CNPq) (D)

 

VIGEVANI, Tullo (coord.). A indústria automobilística nas Américas: as perspectivas da integração Mercosul-NAFTA. São Paulo: Cedec, fev. 1998, 94p. e Apêndice (Relatório de andamento para a FAPESP) (D)

 

VIGEVANI, Tullo (coord.). A indústria automobilística nas Américas: as perspectivas da integração Mercosul-NAFTA. São Paulo: Cedec, abr. 1999, 216p. e Apêndice (Relatório final para a FAPESP) (D)

 

Trabalhos Produzidos

MARTIN, Scott B.; VEIGA, João Paulo Cândia. “Globalização dos mercados, localização produtiva e relações interfirmas: o caso das montadoras alemãs nos EUA nos anos 1990”. In: NABUCO, Maria Regina; NEVES, Magda de Almeida; CARVALHO NETO, Antonio Moreira de (orgs.). Indústria automotiva - A nova geografia do setor produtivo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002, pp. 17-45 (ISBN 85-7490-162-8) (D)

VEIGA, João Paulo Cândia; OLIVEIRA, M. A. de. “Globalização e relações de trabalho: o caso da indústria automobilística no Brasil e na Argentina”. World Labour Report - Industrial Relations, Democracy and Social Stability, OIT, nov. 1997

VEIGA, João Paulo Cândia. “The auto industry in Mercosur”. In: OCDE. Market access issues in the automobile sector. Paris, 1997 (OECD Proceedings)

VEIGA, João Paulo Cândia. “Regime automotivo brasileiro: negociações internacionais”. São Paulo em Perspectiva, vol. 16, n° 2, abr./jun. 2002, pp. 76-81(D) Versão em PDF

VIGEVANI, Tullo; VEIGA, João Paulo Cândia; GONÇALVES, Carlos Augusto. A regionalização da indústria automobilística no Mercosul. São Paulo: Núcleo de Política Internacional da USP, abr. 1996, 30p. (Série Carta Internacional, n° 13)

VIGEVANI, Tullo; VEIGA, João Paulo Cândia. “A integração regional no Mercosul”. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro (orgs.). De JK a FHC: a reinvenção dos carros. São Paulo: Scritta, 1997, pp. 329-355 (ISBN 85-86567-04-3) (D); versão em espanhol: “La integración industrial en el Mercosur”. Ciclos en la Historia, la Economía y la Sociedad, Buenos Aires: Facultad de Ciencias Económicas, Universidad de Buenos Aires, año VIII, vol. VIII, nº especial 14-15, 1° sem. 1998, pp. 227-252 Versão em PDF

VIGEVANI, Tullo; VEIGA, João Paulo Cândia. Globalização e Mercosul: política, indústria automobilística, informação. São Paulo: Cedec, abr. 1997, 57p. (Cadernos Cedec, n° 59) (ISSN 0101-7780) (D) Versão em PDF

VIGEVANI, Tullo; VEIGA, João Paulo Cândia; GONÇALVES Jr., Carlos A.; MARIANO, Karina Pasquariello; RICUPERO, Bernardo. “A regionalização da indústria automobilística no Mercosul”. Solar – Congresso da Sociedade Latino-Americana de Estudos sobre América Latina e Caribe. São Paulo: Prolam/USP, 1998, pp. 107-121

Teses/dissertações defendidas:

VEIGA, João Paulo Cândia. As políticas domésticas e a negociação internacional: o caso da indústria automobilística no Mercosul. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, fev. 1999, 229p. (Tese de doutorado) (D)

 

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