Grupos de Pesquisa

Resumo

ESTUDOS POLÍTICOS

Democracia em processo

Objetivo: Promover investigações voltadas à compreensão do funcionamento efetivo dos regimes democráticos, identificando em que medida ele corresponde aos ideais normativos traçados pela teoria da democracia. A linha de análise a ser seguida é de matriz institucionalista, sem descurar porém dos condicionantes sociais e econômicos da ação política.

Controles democráticos

Objetivo: Redefinir a importância política dos mecanismos de Controle Interno da Administração Pública no combate à corrupção, demonstrando o papel crucial da produção de informação e da obtenção de maior racionalidade da burocracia estatal para viabilizar o controle da corrupção.

ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO

Educação e mercado de trabalho

Objetivo: Examinar os impactos da escolaridade sobre a trajetória ocupacional de indivíduos e coletividades.

Estrutura social, instituições educacionais e desempenho escolar

Objetivo: Estudar as dimensões sociais do desempenho escolar, com ênfase naquelas relativas à estratificação social, às praticas educativas e às políticas educacionais.

Educação, organização e tecnologia

Objetivo: Estudar os temas relacionados às novas formas de organização, práticas de ensino em ambientes presenciais e virtuais e novas tecnologias para a educação.

POLÍTICAS E SISTEMA DE SAÚDE E ECONOMIA POLÍTICA DA SAÚDE

Educação, organização e tecnologia

Descentralização, federalismo, financiamento e saúde

Dinâmica urbana, regionalização e saúde

Gestão em saúde

Mercado, regulação e incorporação tecnológica na saúde

Políticas sociais e proteção social

Relação público/privado na saúde

Saúde e desenvolvimento

Sistemas de saúde comparados


PROTEÇÃO SOCIAL, SAÚDE E ESFERA PÚBLICA

O novo perfil da rede de proteção social no Brasil e na América Latina e a conquista dos direitos sociais


Objetivo: Analisar as reformas recentes dos sistemas de proteção social no Brasil e na América Latina do ponto de vista dos direitos sociais e da construção da esfera pública na sociedade.

A relação público/privado na saúde no Brasil e as formas de regulação social do Estado

Objetivo: Analisar as relações e articulações entre os subsistemas público e privado de saúde no Brasil na oferta de serviços, da perspectiva do Estado enquanto provedor e produtor de serviços de saúde.

As esferas pública e privada da vida social e as políticas sociais e de saúde no período recente no Brasil

Objetivo: Analisar as políticas e programas sociais no período recente no Brasil e sua capilaridade social da perspectiva das fronteiras entre as esferas pública e privada da vida social e seu potencial de normatização da vida privada dos indivíduos.


RELAÇÕES INTERNACIONAIS 


Estudos sobre os Estados Unidos 

Objetivo: Estudar o processo de formulação e implementação da política internacional dos Estados Unidos, em suas múltiplas dimensões, e seu impacto no sistema internacional. Tendo como objeto específico as relações exteriores dos Estados Unidos, esta linha contempla também estudos sobre as instituições e os processos internos relevantes para o entendimento da política internacional desse país. 

Economia política internacional

Objetivo: Estudar as transformações que vêm ocorrendo nos sistemas econômicos internacionais e nacionais, com ênfase nas políticas dos Estados Unidos.

Governos subnacionais, relações internacionais e integração regional

Objetivo: Acompanhar as experiências recentes dos governos subnacionais - estados membros de federações, províncias, regiões e cidades - enquanto atores internacionais emergentes, com o objetivo de analisar suas respectivas capacidades de reposicionamento estratégico frente aos impactos e possibilidades apresentados pela atual dinâmica econômica, social, política e cultural, no plano internacional.

Mercosul e integração regional

Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do Mercosul, a participação dos diferentes atores nesse processo e a tomada de decisão (acompanhamento dos diferentes grupos de interesse que participam: sindicatos, empresariado, partidos políticos, diplomacia etc.).

Política exterior do Brasil

Objetivo: Analisar a política exterior do Brasil, tanto nos seus aspectos teóricos como históricos, buscando compreender a lógica da sua formulação. São objetivos entender os cenários possíveis de inserção e fortalecimento relativo nas próximas décadas.

Teoria das relações internacionais

Objetivo: Estudar as diferentes concepções teóricas no campo das relações internacionais.

@ 2017 Cedec - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Todos os direitos reservados