Pesquisas

O novo sindicalismo

Palavra Chave

Sindicalismo – Trabalhadores Urbanos – Movimento Operário – Conflitos Sociais – Greve – Relações de Trabalho – Sindicatos – Movimento Sindical – Contribuição Sindical – CLT – Brasil

Equipe

Francisco Luiz Salles Gonçalves, Laís Wendel Abramo, Roque Aparecido da Silva, Victor Manuel Durand Ponte; Ingrid Sarti e Rubem Barboza Filho (RJ); Michel Marie Le Ven (MG); José Vicente Tavares (RS); Lucília Neves (MG)

Instituições Financiadoras

CNPq (Processo 010187-7)

Instituições Colaboradoras

ILDES, Centro Josué de Castro e CEPT (MG)

Período de Vigência

01/1981-12/1981

Resumo

A pesquisa objetiva estudar as causas, o desenvolvimento histórico, as características e os efeitos do chamado “novo sindicalismo”, de modo a informar o debate institucional que se abre sobre a questão. Foi realizado levantamento de opinião junto a 200 líderes sindicais do Brasil, através de survey desenvolvido em sete Estados da Federação, com o objetivo de caracterizar as correntes existentes no âmbito do sindicalismo nacional. Complementa-se com uma série de entrevistas. O questionário aplicado refere-se sobretudo às questões da Reforma da CLT, da Lei de Greve e da Contribuição Sindical.

Trabalhos Produzidos

CEDEC. Sindicatos em uma época de crise. Petrópolis: Vozes/Cedec, 1984, 130 p. (Coleção Estudos Latino-Americanos “Nuestra América”) (D)

@ 2017 Cedec - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Todos os direitos reservados